segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Dragões e criaturas fantásticas...#9

A Fénix

Considerada por muitos como um pássaro mítico a Fénix é conhecida pelo mundo inteiro com vários nomes. Era chamada de Benu no Egipto, Feng Huang na China, Hou-Ou no Japão ou mesmo Yel na cultura dos Indios Norte Americanos. Sabe-se que o mito da Fénix, do pássaro imortal que renasce das próprias cinzas, remonta aos tempos Fenícios. O próprio nome da Fénix vem do grego Pheonix, que significa uma cor muito semelhante ao escarlate, e vem da palavra que designava a terra dos fenícios, Pheonicia.
Existem escritores como Clemente, um dos primeiros pais da igreja católica como a conhecemos, que escreve que "...na Arábia e nos países circundantes vive um pássaro fabuloso que vive 500 anos e que ao fim desse tempo, constroí um ninho de ervas aromáticas e deixa-se consumir pelo fogo para renascer novamente das suas cinzas como um animal renovado e rescuscitado..."
Outros dizem que a Fénix é um passaro originário da India e que migra frequntemente para o Egipto e terras circundantes.
A mais antiga representação de uma Fénix foi encontrada na Pérsia onde tinha o nome de Simurgh. Existem referências a pássaros com qualidades semelhantes na Índia (Garuda ou Avalerion), na Turkia (Turul), nas Philipinas (Adarna) e etc...
Mito ou realidade a Fénix é ainda hoje simbolo de renovação.
A Fénix é o único pássaro que não tem contraparte feminina pois não precisa de se reproduzir, renovando-se de 500 em 500 anos ou mesmo de 1000 em 1000 anos.


Super Heróis da DC comics...#9

Ras Al Ghul

Esta personagem do universo DC apareceu pela primeira vez na revista Batman #232 de Junho de 1971. Foi criado por Dennis O´Neil e Neal Adams.

Ras al Ghul nasceu à 600 anos atrás numa tribo de nómadas algures no deserto da Arábia, perto de uma cidade que fora fundada por antigos viajantes da China. Depressa se viu interessado nas ciências, abandonando a tribo para viver na cidade onde se torna físico e mais tarde casa com Sora, o grande amor da sua vida.
É durante as suas pesquisas que descobre o segredo por Poço de Lazarus, artefacto que tem a capacidade de ressuscitar os mortos e conceder vida eterna. É com o segredo do poço que devolve a vida ao Príncipe da cidade, sem saber que o processo de cura deixa o jovem louco. Mais tarde é o Príncipe que mata Sora, fazendo com que Ras seja acusado de assassínio e sujeito a uma lenta tortura numa cela onde está o corpo da sua mulher. Mais tarde é libertado por um antigo doente e levado a procurar a sua tribo convencendo os seus membros a destronar o Rei.
Tendo conhecimento avançado sobre doenças transmissiveis, Ras envia ao Príncipe tecidos infectados fazendo com que adoeça com gravidade e levando o seu pai a procurar novamente os seus conhecimentos de cura. Ras aceita falar com eles e acaba por matá-los e conquistar a cidade matado todos os seus habitantes. É depois destes eventos que assume o título de Ras Al Ghul que quer dizer em Árabe "Cabeça do Demónio".
Ras passa os séculos seguintes a viajar pelo mundo, combate nas guerras napoleónicas e na revolução francesa e torna-se um guerreiro formidável. Ras usa a tecnologia do Poço de Lazarus para prolongar a sua vida. Cria a organização criminosa conhecida como The Demon e a Liga de Assassinos. è só durante o século XX que os seus planos entram em choque com os Vigilantes mascarados conhecidos como Batman e Robin. Ras liberta o vírus Ébola em Gotham City levando os heróis ao confronto directo com a sua organização...
Ras al Ghul tem sido um dos principais inimigos de Batman e consegue mesmo que Bruce Wayne case com a sua filha Tália e que tenha um filho dela (que é hoje Robin).
Sabe-se que Ras al Ghul morreu diversas vezes e foi sempre devolvido à vida por causa da tecnologia do Poço de Lazarus. Num desses episódios acaba por transferir a sua mente para um novo corpo pois o seu corpo que sofre de envenenamento radioactivo. É então forçado a procurar um novo ospedeiro e escolhe o corpo do seu neto Damian Wayne. No entanto este acaba por escapar para avisar o seu pai, Breuce Wayne, das intensões do seu avô. No entanto e depois de várias atribulações Ras é aprisionado por Batman e levado para o Asilo Arkham onde permanece sob efeito de medicamentos fortes que o deixam sem fala e sem capacidade de pensamento lógico.

Recentemente Ras Al Ghul juntou-se a Red Robin para tentar descobrir o mistério do desaparecimento e suposta morte de Batman.

PVC - Strawberry Shortcake...Incompleta

Coleccionar figuras de PVC é por vezes um grande desafio.
Existem poucas colecções no mercado e são caras, arranjar as mesmas colecções completas, mais caro ainda.
Qual não foi a minha surpresa quando, numa regular visita ao Toys R Us, a minha excelentíssima esposa descobriu estas figuras de Strawberry Shortcake.
A colecção é de 2009 e consistem em 7 bonecos em PVC das personagens conhecidas em Portugal como "Docinho de Morango".
A particularidade mais curiosa destas mesmas figuras é que são perfumadas, tendo cada figura o seu perfume distinto de acordo com o tipo de fruta que representam.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

BOM NATAL PESSOAL!!!!

A todos os meus leitores, seguidores, entusiastas, coleccionadores, ajuntadores amigos e inimigos (principalmente), desejo um grande Natal.
Que esta seja uma época cheia de boas oportunidades para aumentarmos as nossas colecções. Desejo-vos ainda um próspero ano de 2010 com a esperança de que seja tão recheado de novidades e de óptimas aquisições para todos.
Não se esqueçam de coleccionar e bebam uma cervejola por mim que eu de certo não me vou conter a beber por vocês.
Boas festas!!!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Masters of the Universe...Trap Jaw

Trap Jaw é um dos principais lacaios de Skeletor. Sabe-se que o seu verdadeiro nome era Kronis, um bandido de pele azul, que depois de um "acidente" (Suspeita-se que foi provocado pelo próprio Skeletor), foi reparado por Tri-Clops, sendo este o responsável pela sua presente aparência.
Pouco mais se sabe sobre este pouco inteligente soldado de Skeletor.
Esta figura apareceu no mercado em 1983 e faz parte da série 3 de Masters of the Universe.
Está completo com o cinto de armas substituíveis e com o característico anel luminoso dos guerreiros do mal...

domingo, 20 de dezembro de 2009

Warriors of the Zodiac...Cancer

Em Maio de 2008 a McFarlane toys lançou no mercado a primeira série do que parecia ser uma das melhores e mais originais colecções desse ano. Os Warriors of the Zodiac seriam um conjunto de figuras baseados nos signos do Zodíaco e que apresentariam o melhor da arte em esculpir figuras, que a McFarlane lançaria nesse ano. Foi Também em 2008 que a crise mundial se fez sentir em pleno pelo mundo e que a McFarlane decidiu suspender algumas colecções que tinha previstas. Foi o que aconteceu com esta série de figuras. No entanto e para minha felicidade, dos quatro guerreiros que saíram um deles era o meu signo e agora, finalmente, aqui está a figura em causa em todo o seu explendor.

sábado, 19 de dezembro de 2009

The Dark Crystal...Chamberlain...

The Dark Crystal é um filme de fantasia de Jim Henson e de Frank Oz (criadores do The Muppets Show) que é um verdadeiro marco na história do cinema. Feito totalmente com marionetas The Dark Cristal conta a história de Jen, que acredita ser um dos últimos dos Gelflins e que depois de o seu mestre urRU, no seu leito de morte, o ter incumbido de encontrar um pedaço de cristal com o intuito de restaurar o cristal principal que é a fonte de energia das criaturas opressoras conhecidas como Skeksis e que vivem num tenebroso castelo. Durante a sua demanda e depois de ter deixado os urRU, Jen vai ao encontro de Aughra que é a possuidora do pedaço de cristal que ele procura. Mas tarde encontra Kira e descobre que ela é também uma Gelfling e que afinal não está sozinho. Juntos tentam chegar ao castelo dos Skeksis sempre a fugir das maquinações de um dos Skeksis, apelidado de Chamberlain, que deseja secretamente ser o Imperador de todas as terras circundantes.
Este ser gemebundo e deformado é uma das personagens mais marcantes do filme devido ao seu aspecto e ao seu humor caustico, assim como aos seus constantes gemidos de gozo que lhe dão um ar ridículo mas ao mesmo tempo de extrema inteligência.
Esta figura de Chamberlain foi produzida pela Neca e foi para o mercado no ínicio do ano de 2009. Tem sete pontos de articulação e imensos detalhes.

Masters of the Universe 2002...Man-at-Arms

Outra das figuras adquiridas ontem é este Man-at-Arms.
Mais uma vez se trata de uma figura esculpida pelos estúdios Four Horseman com mestria.
Detalhes espectaculares, dinâmica na pose e armas muito bem esculpidas.
O Man-At-Arms vem com canhão de mão e uma maça. A figura pertence à serie 1 e foi para o mercado em 2002.

Masters of the universe 2002...Mer-Man

Adquirido ontem e ainda dentro do blister original, esta é sem dúvida uma das minhas figuras de MOTU preferidas. (com esta já são 3 de séries diferentes, sem contar com a monocromática e com a de PVC adquirida recentemente). Mer-Man o senhor dos mares de Eternia sempre me fascinou como sendo uma mistura humanoide de homem e peixe. Já falei aqui desta personagem em artigos anteriores e não me vou estender muito, no entanto partinho ainda a informação que a personagem pertence à série 1 que foi para o mercado em 2002. Quero ainda dar a conhecer e para que ainda não sabe (também acabei de descobrir) que as figuras da série 1 e algumas da série 2 desta colecção de MOTU foram esculpidas nos estúdios da Four Horseman, sendo evidente o detalhe e mestria com que foram elaboradas. Podem visitar e ver os protótipos destas figuras em http://www.fourhorsemen.biz/.
A figura vem com uma espada, um tridente e a armadura da parte de cima é amovível.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Nuno Mata e os Simpsons no JN...

Pois foi uma surpresa do meu amigo Pedro Cleto que, depois de uma entrevista relâmpago via MSN, me incluiu, juntamente com o humurista Nilton, num artigo sobre os 20 anos dos Simpsons.
Foi mesmo uma surpresa chegar hoje às bancas e ver a minh foto no jornal logo por cima do Nilton. No entanto a entrevista foi quase toda cortada e encontra-se publicada na Integra no blogue do Pedro, mais precisamente aqui:http://asleiturasdopedro.blogspot.com/2009/12/simpsons-20-anos-o-fa-nuno-mata.html
Dêm uma vista de olhos porque de certeza que vou arrancar alguns sorrisos com a entrevista (ou pelo menos com a foto que está por lá)


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Dragões e criaturas fantásticas...8

Nessie - o Monstro do Lago Ness

Há cerca de 1500 anos que corre o rumor de que um monstro marinho habita as escuras àguas do Lago Ness, na Escócia. Contam-se às centenas os testemunhos segundo os quais foi avistada uma criatura serpentiforme com vários metros de comprimento a nadar silenciosamente pelo lago. Situado nas regiões das Highlands, o Lago Ness é a maior extensão de àgua doce da Escócia, com as suas àguas escuras que estimulam a imaginação. Mas a lenda é muito antiga e datada de 565. Diz-se que nessa época um discipulodo monge irlandês São Columbano tentava atravessar o lago a nado quando um terrível monstro emergiu bruscamente do fundo do lago e se precipitou para ele. Todos ficaram petreficados de terror mas São Columbano, que se encontrava numa das margens do lago, apressou-se a socorrer o amigo. Invocou a ajuda de Deus e fez o sinal da Cruz enfrentando assim o monstro, comandando-o a não fazer mal ao amigo e mandando a criatura embora. O monstro obedeceu e até hoje não voltou a fazer mal a ninguém.
Hoje em dia a dúvida ainda presiste e são inúmeras as fotografias e filmagens que têm aparecido a tentar provar que existe tal monstro, sendo a foto mais celebre a tirada em 1934 pelo Dr. Robert Wilson, que só acabou por ser revelada como fraude em 1994pela boca do seu genro.
O maior mistério é ainda a filmagem de Tim Dinsdale que filmou durante alguns segundos uma criatura semelhante a um Plesiosaurio nas águas do lago e que confirmado várias vezes como real por diversas fontes...

Super heróis da DC comics #8...

Green Arrow

A personagem de Oliver Jonas Queen e do seu alter ego Green Arrow, surgiu pela primeira vez em 1941 na revista More Fun Comics #73 de Novembro do mesmo ano. Foi criado por Mort Weisinger e George Papp.

Oliver Queen nasceu em berço de ouro e é herdeiro das industrias Queen. Nunca precisou de trabalhar e sempre se deu a excessos. Certo dia, enquanto fazia uma viagem de barco, caiu de bebado ao mar e deu à costa numa pequena ilha deserta ao largo da Califórnia. Passou alguns dias difíceis até conseguir alimentar-se devido ao fabrico de um rústico arco e de algumas flechas. Saber usar o arco torneou-se numa questão de sobrevivência para ele durante os 3 meses em que ficou preso na ilha. Foi quando um grupo de traficantes de droga, chegou à ilha para colher as suas plantações que Oliver consegue dominá-los e toma o barco entregando todo o grupo às autoridades. Embora se tenha mantido anónimo a imprensa aplelidou-o de Robin Hood moderno.
Assim que regressou à sociedade apresentou-se num baile de máscaras onde foi disfarcado de Robin Hood. Este era um Oliver Queen diferente, com uma visão diferente da sociedade e sem paciência para as futilidades da alta sociedade. Quando um assaltante aparece no baile e ameaça os convidados, um Oliver Queen concentrado e atento consegue deter o ladrão com o uso das flechas falsas do seu disfarce.
Foi esse ladrão que o apelidou de Green Arrow e foi a partir daqui que Oliver começou a combater o crime usando esse nome.
Mais tarde juntou-se à Justice League of América e a heróis como Superman, Batman e Wonder Woman por mérito próprio.
Anos depois perde toda a sua fortuna devido a uma falsa acusação de negócios ilicitos com títulos municipais. É nesta altura que decide ser Green Arrow permanentemente e junta-se a Hal Jordan, o Green Lantern numa cruzada pelo interior do país, distribuindo justiça.
Eventualmente começa a fazer parceria com Black Canary, acabando por se envolverem romanticamente. Num caso de procura por justiça Oliver Queen é morto numa explosão a tentar deter a Edén Corporation.
Mais tarde é ressuscitado pelo seu amigo Hal Jordan quando este estava inbuído do espirito de Spectre. Mas foi só quando teve de enfrentar um terrível feiticeiro chamado Stanley Dover que a sual alma foi completamente restituída ao seu corpo real, sendo o outro Green Arrow um impostor. Apresentava-se assim uma nova oportunidade a Green Arrow.
Recentemente Oliver Queen já foi eleito como "Mayor" de Star City e casa com Black Canary.
Durante os eventos recentes de Blackest Night, sabe-se que o impostor Green Arrow foi recuscitado e é agora um Black Lantern...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Planeta 51 no Burguer King...

As figuras promocionais do filme de animação Planeta 51, já estão à venda com o menu Diver King da Burguer King.
São uma colecção de 6 brinquedos com atributos especiais que representam alguns dos momentos, veículos e personagens do universo do filme.
Recomendam-se a todos os que eventualmente prefiram coleccionar este tipo de merchandise ou que simplesmente tenham gostado do filme...

PVC - Mini Masters of the Universe...incompleta

Pois foi isso mesmo que arranjei!
Mini Masters of the Universe é uma colecção de 2001, feita pela Mattel e que reproduz em PVC algumas das personagens da série do mesmo ano. As figuras têm cerca de 7 a 8 cm de altura.
Estão a faltar-me algumas figuras desta colecção e não faço ideia de quantas é que sairam ao todo.
No entanto não deixam de ser uma bela curiosidade que exponho aqui com algum orgulho. Como todo o coleccionador, eu espero completar esta colecção em breve...



domingo, 6 de dezembro de 2009

Watchmen...Night Owl II

Daniel Dreiberg é Nigh Owl II, um herói reformado e fora de forma que é levado a voltar ao activo assim que se apercebe de que o mundo está a mudar novamente e que a sua ajuda é imprescindível. Usa então os seus conhecimentos de macânica e ciência para voltar ao activo. É ele que se junta com Silk Spectre para libertarem Rorschach da prisão e perseguirem o assassino do Comedian...
A figura pertence à série 1 da DC Direct...

Watchmen...Rorschach

Rorschach é dos poucos heróis que continua a sua senda de vigilantismo, mesmo depois da lei de Keene o proibir. Esta é talvez a melhor personagem do filme devido à sua filosofia de vigilantismo e à sua inerente loucura. É o narrador da história e talvez a única personagem que sabe realmente do que se passa e que tem a noção da gravidade das situações em mãos.
Usa uma máscara de um tecido especial que vai mudando constantemente. (segundo a história dos comics, o dito tecido foi criado por Dr. Manhatan para fazer um vestido exclusivo à sua esposa que acabou por o rejeitar e de que Rorschach aproveitou para fazer a sua máscara)
Walter Kovacs nasceu filho de uma prostituta e passou a sua infância como jovem perturbado, tendo trabalhado mais tarde na indústria de manufactura de roupa. Foi depois de ler a história do assassínio de Kitty Genovese e da indiferença das testemunhas do crime, que resolve fabricar a sua máscara e tornar-se no vigilante Rorschach. Foi parceiro do segundo Night Owl e mais tarde devido a um caso que não consegue resolver (sobre um desaparecimento de uma criança que promete trazer viva aos pais), enlouquece levando-se a crer que Rorschach é a sua verdadeira identidade e que Walter Kovacs é o seu disfarce.
A figura pertence à série 1 da DC Direct, vem acompanhada da sua "pistola gancho" e de uma mão substituível...

Watchmen...The Comedian

The Comedian é talvez a segunda melhor personagem deste filme.
Edward Morgan Blake começou a carreira como vigilante em 1930, era ainda dolescente. Durante anos foi o herói patriótico dos Estados Unidos e pertenceu ao grupo de vigilantes conhecido como Minuteman. Mas tarde e depois da lei de Keene ser aplicada, reforma-se, retirando-se para um apartamento luxuoso em Manhattan.
É a sua morte que faz com que os eventos, que levam os restantes vigilantes a sair da obscuridade, tomem outro rumo na história...
Mais uma grande figura da DC Direct, pertencendo à série 2 das figuras do filme de Watchmen...

Watchmen...Silk Spectre

Outra das personagens de Watchmen (de que já havia mostrado num artigo anterior mas achei por bem separá-los) é esta Silk Spectre.
Laurie Júpiter é a filha da primeira Silk Spectre (Sally Júpiter). Seguindo as passos da sua mãe, Laurie sempre foi uma vigilante até que a lei de Keene contra os vigilantes, acabou com a sua carreira de heroína.
Mantém uma relacção com Dr. Manhattan mas é expulsa da base militar onde vivem assim que ele deixa a Terra. Forçada a viver com Dan (Night Owl), acaba por desenvolver uma relacção com ele e voltando ao papel de Silk Spectre pouco depois...
Esta é uma figura DC Direct de 2009 e fabricada na China.

Cars - The World of Cars...

Encontrei esta colecção à venda nos hipermercados Continente.
Chama-se The World of Cars e é uma colecção de trading figures com personagens da Disney do filme Cars.
São vendidas em pacotinhos que trazem a figura e uma pequena saqueta com Jelly Beans. Cada pacotinho custa 1,00€.
Esta é uma criação da Dolci Preziosi mas são fabricados na China.
A colecção é de 10 personagens (espero!) pequininos, cerca de 3 a 5 cm de comprimento.