sábado, 31 de janeiro de 2009

PVC – Munch Bunch…Incompleta

Munch Bunch é o nome de uma série de livros para crianças do escritor Denis Bond, sob o pseudónimo de Giles Reed, ilustrados por Ângela Mitson e que foram publicados pela primeira vez entre 1979 e 1984 pela Studio Publications Ltd. no Reino Unido e pela Rourke Publications, Inc. nos Estados Unidos.
Os Munch Bunch são um grupo de vegetais, frutos, legumes e frutos secos que são atirados para o fundo da loja e que fogem juntos, arranjado casa numa velha cabana de um esquecido jardim. Mais tarde esta série de livros foi transformada numa série de TV que teve algum sucesso, com 4 séries de duração e que passaram na televisão entre 1980 e 1982.
Estas figuras de PVC pertencem a uma colecção de 12, fabricada em Portugal pela Maia e Borges por volta dos anos 80.
De momento tenho apenas quatro destas figuras, mas espero completar a colecção assim que for possível, estou interessado em todas as outras figuras, caso alguém as tenha para trocar/vender.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Classic Marvel Figurine Collection...Mega Special

Sentinel

Os Sentinels foram criados por Stan Lee e Jack Kirby e apareceram pela primeira vez na revista X-Men #14 de Novembro de 1965.
Os Sentinels foram inventados pelo Dr. Bolivar Trask e programados para capturar ou matar mutantes. Já surgiram diversos tipos de Sentinelas ao longo dos anos, fabricados por vários grupos paramilitares, mas o Sentinela típico tem a altura de 3 andares, possui a habilidade de voar, projectar rajadas energéticas e detectar mutantes.

PVC – Smurfs – Colecção Halloween 2006…

Esta é a colecção de 2006 de Estrumpfes, que nesse ano foi dedicada ao Halloween.
São 8 figuras diferentes em PVC que representam em alguns aspectos as mais famosas criaturas do terror. O fabricante é a Schleich e como podem ver as figuras são espectaculares, sendo essa a principal razão porque me rendi a estas colecções.


domingo, 25 de janeiro de 2009

PVC – Porquinhos da Schleich…

Por vezes quando andamos à procura de uma coisa acabamos por encontrar outra, que julgávamos para sempre perdida. Foi o que me aconteceu com estes minúsculos porquinhos de PVC/borracha da Schleich. Foi realmente uma sorte pois parece que a colecção foi descontinuada e já não se encontra com tanta frequência no mercado. Adquiri-os numa loja Imaginarium e são uma colecção de 4 figuras diferentes que foram fabricadas na Alemanha em 1995. São daqueles pequenos tesouros que achamos na zona mais escondida de uma loja e que não resistimos em levar…


sábado, 24 de janeiro de 2009

Exposição: Super-heróis e Companhia...

Está ainda a decorrer na biblioteca do Centro Cultural Casa Piano de Lisboa e até ao final deste mês, a exposição "Super-Heróis e Companhia" que mostra figuras novas e antigas de super-heróis, assim como artigos vários relacionados com o tema.
As figuras expostas pertencem à colecção pessoal de vários amigos, estando algumas das minhas figuras aqui neste blogue, disponiveis para visualização.
São peças antigas, raras e outras de colecções recentes que decerto vão encantar os mais entusiastas das colecções de peças do género.
As colecções vão desde os extintos bonecos Secret Wars, da Marvel às figuras em PVC fabricadas no Brazil nas décadas de 80 assim como às novas colecções e brindes de certas cadeias de restaurantes.
Deixo aqui algumas das fotos da exposição para dar a conhecer que, com um pouco de vontade, podemos expôr as nossas colecções e dar a conhecer ao público a magia de coleccionar este tipo de artigos.
Espero ainda pela vossa visita até ao final deste mês...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Classic Marvel Figurine Collection...nº 81

Mole Man

Mole Man foi criado por Stan Lee e Jack Kirby e apareceu pela primeira vez na revista Fantastic Four #1 em 1961

Harvey Rupert Elder, era um Engenheiro nuclear Americano e explorador. Elder sempre foi alienado da sociedade devido ao seu aspecto e à sua personalidade cáustica. Para acrescentar a isto, os seus companheiros de explorações sempre o ridicularizaram pelas suas excêntricas teorias sobre a Terra Oca. Em 1956, enquanto seguia um grupo de exploradores que se intitulava como Monster Hunters, ele deu com a Monster Island, que na altura era a base de operações de Deviante Warlord Kro.

Quando Elder caiu numa imensa caverna que tinha ligação a um reino chamado Subterranea, ele apercebeu-se de que as suas teorias tinham fundamento. No entanto acabou por sofrer ferimentos permanentes nos seus olhos quando olhou directamente para um depósito de brilhantes diamantes. Parcialmente cego e aparentemente perdido para o mundo da superfície para sempre, Elder intitulou-se de Mole Man e começou a explorar a sua nova casa. Eventualmente acabou por se tornar o governante de um grupo de subterrâneos conhecidos agora como Moloids, assim como governande de Subterranea e de Monster Island. Usou as criaturas Devinates e a tecnologia que encontrou em Subterranea para atacar o mundo da superfície a fim de humilhar todos aqueles que o tinham rejeitado.
O Mole Man fez vários ataques à superfície até ter sido detido pelos Fantastic Four na sua primeira aventura na mítica Monster Island. Aparentemente Mole Man acabou por destruir a ilha com uma explosão atómica, embora tenha sido avistada em outras ocasiões.O Monstros mutantes, conhecidos como Mole Man Monsters incluíam um monstro de 3 cabeças, um Magataur e uma criatura alada conhecida como Skreeal. Mais tarde Mole Man acabou por achar aliados num grupo de super humanos que se intitulava de Outcasts.

Mais tarde acabou por roubar alguns edifícios de Nova Iorque, mas acabou por ser detido novamente pelos Fantastic Four. Com o Red Ghost, lutou contra os Avengers. Mais tarde foi um dos vilões que se reuniram a Doctor Doom. Seguiu-se uma guerra contra Tyrannus onde usou os X-Men como peões.
Depois da guerra, apaixona-se por Kala, rainha dos Netherworlders. Congeminou a destruição do mundo da sperficie mas foi atraiçoado por Kala e por Tyrannus. Mesmo assim ficaram noivos e Namor acabou por ajudar os Moloids numa ocasião quando estes se viram ameaçados de extinção e escravatura.

Uma amizade com The Thing levou a um plano de erguer um novo continente na Este, fazendo assim desaparecer a California, mas mais uma vez foi impedido pelos Fantastic Four e acabando por ser capturado pelos Lava Men. Foi depois destes eventos que tentou trazer a paz a Subterranea. Soube-se de uma luta com Skrull para a captura de um ovo tecnoide, que não teve sucesso.
Depois disto é forçada a uma aliança com Grotesk e com Tyrannus para lutar contra os Deviantes liderados por Brutus. Nesta altura ajudou o Hulk a fugir dos Deviantes e mais tarde conseguiu triunfar, dando novamente as boas vindas a Kala como sua consorte.
Durante um ataque de um dos seus monstros a Los Angeles, envolveu-se com os West Coast Avengers e os seus Moloids foram apanhados no meio de um acto de vingança dos Skrull contra os Fantastic Four. Nesta altura uma equipa de outros Fantastic Four, constituída por Ghost Rider, Hulk, Spider-Man e Wolverine, foram enganados e levados a combater Mole Man no seu território.

Durante os eventos de Actos de Vingança, combateu os West Coast Avengers com a ajuda dos U-Foes, resultando daí uma dura derrota. Foi nessa altura que perdeu a sua vontade e desejo de conquista e começou a construir um santuário para outros que foram rejeitados pelo mundo da superfície. As suas duas tentativas em fazê-lo levaram à morte de maioria dos visitantes. Tempos depois permite a Adam Warlock e à sua equipa, os Infinity Watch, a utilização de uma fortaleza na Monster Island, que serviu de base de operações, afirmando assim que o grupo protegeria as suas criaturas. O que se provou quando as Nações Unidas invadiram a ilha. Foi então reconhecido que Mole Man seria o governante definitivo de Monster Island.
Depois da dissolução da equipa, Mole Man regressou à sua solitária e vingativa existência. Durante anos esteve contente com o seu reinado do mundo subterrâneo. Houve apenas um incidente onde, para assegurar a sobrevivência dos Moloids, cujo reservatório de água estava poluído, ele teve de causar alguns estragos e roubou também sapatos de crianças. Recentemente apareceu a confrontar os Mighty Avengers, alegando invasão do seu território, onde foi humilhado por Ultron…

PVC - Dartação e os 3 Moscãoteiros…Incompleta

Dartacão, no original, D'Artacan y los Tres Mosqueperros, foi uma série de animação produzida pelos estúdios BRB International S.A. de Espanha com a colaboração da Nippon Animation do Japão e estreou em 1981 em Espanha. Em Portugal estreou mais ou menos na mesma altura e foi sucesso imediato. Estas personagens vivem por si e só de ouvirmos falar nelas começamos imediatamente a trautear a música da abertura da série. Quem criou estas personagens foi o Claudio Biern Boyd que transformou a sua ideia em 26 episódios de 25 minutos cada.
Esta colecção de figuras em PVC pintado saiu por cá em 1982 e consistia de 5 personagens das quais apenas tenho este Aramis. Pretendo adquirir as outras assim que surja a oportunidade...



terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Classic Marvel Figurine Collection...nº 80

Mr. Sinister

Nathaniel Essex começou a sua vida como cientista na Inglaterra vitoriana e com uma particular obsessão pela teoria da evolução de Darwin. Ele descobre que a humanidade tem sofrido mutações e que estão a aumentar. No entanto a comunidade científica ignora-o devido às suas ideias demasiado radicais. Nessa altura começa a fazer experiência com sem abrigo e com pessoas deformadas, que manda raptar empregando os serviços de um grupo criminoso a quem chama de Marauders. Eventualmente acaba por se cruzar com o já antigo mutante, Apocalypse, com quem forma uma aliança. Nessa altura encontra-se também com Scott Summers e Jean Grey, quando estes viajam no tempo. Com a tecnologia avançada de Apocalypse, Essex sofre uma mutação e é transformado num ser super humano e passa a usar o nome de Sinister (resultado da última palavra que a sua esposa lhe disse antes de morrer). Apocalypse pede a Sinister para desenvolver uma praga para eliminar os fracos do mundo. Ele recusa e e vez disso cria uma praga para atacar Apocalypse, fazendo com que o antigo mutante entrasse em hibernação. No entanto encontra-se com Gambit e Courier que estão perdidos na corrente temporal e que lhe pedem ajuda. Sinister concorda mas pede em troca uma amostra de ADN de Courier, o que permite a Sinister duplicar as suas habilidades de mudança de forma. Um século mais tarde Sinister irá usar Gambit para formar um novo grupo de Marauders para massacrar os Morlocks.

No princípio do século XX, Sinister mapeou todo o genoma humano e partilha esta informação com Herbert Edgar Wyndham, que se vai tornar no High Evolutionary. Conhece Jacob Shaw, pai de Sebastian Shaw e transforma-o num mutante que transmorfo.

Durante a Segunda Grande Guerra, Sinister trabalha com os Nazis em Auschwitz e dá doces às crianças em troca de amostras de sangue, sendo conhecido como Nosferatu. È durante este período que ele cria a Experiência N2, um clone de Namor que acaba por ser derrotado pelo Capitão América. Nesta altura e já para o fim da guerra cruza-se com Jihn Greycrow, o primeiro de uma nova equipa de Marauders. Depois da derrota da Alemanha, o seu diário é encontrado pelo Professor Thorton, o futuro director do projecto Weapon X.

Anos mais tarde e assumindo a identidade de Dr. Nathan Milbury, ele junta-se ao Black Womb Project, juntamente com Irene Adler, Brian Xavier e Kurt Marko. Executa testes em Charles Xavier e Carter Ryking, com a aprovação do pai de Charles. Em 1968 Sinister está no Vietname e é responsável por vários desaparecimentos de locais e soldados que usa nas suas experiências. Aqui é temido como o White Devil.

Muito mais tarde, usando um orfanato, o State Home for Foundlings in Sage, no Nebraska, Sinister observa o desenvolvimento das crianças mutantes e manipula cruelmente o seu desenvolvimento de infância. Entre aqueles em que experimenta encontra-se Scott Summers, que mais Terde se tornará no Cyclops dos X-Men
Sinister, obcecado pela linha genética de Summers, acredita que os genes de Scott e Jean, poderão criar um mutante poderoso o suficiente para matar Apocalypse. Para esse fim, Sinister cria Madelyne Pryor, um clone de Jean Grey. Embora durante a adolescência o clone não manifeste quaisquer poderes, assim que Jean Grey morre, a Phoenix Force deixa o seu corpo e entra no de Madelyne, que em breve encontra Scott e acabam por casar e ter um filho, Nathan Christopher Summers. Sinister é revelado como líder dos Marauders e o grande cérebro que esteve por detrás do massacre dos Morlocks.

Sinister acaba por raptar o jovem Nathan Summers durante o evento Inferno. O demónio N´stirh trás Madelyne, agora conhecida como Goblin Queen, e apresenta-a a Sinister que tenta controla-la em vão perdendo a posse da criança. Madelyne acaba por descobrir que ela é u clone de Jean Gray e Sinister só recupera a criança depois da sua morte. O vilão destrói a mansão de Xavier e Cyclops descobre então que Sinister foi o director do orfanato onde ele viveu a sua infância.
Com a revelação e ainda desgostoso por causa da morte de Madelyne, Cyclops dispara uma rajada óptima em força total reduzindo Sinister a um esqueleto fumegante.

Esta derrota foi um plano de Sinister para levar os X-Men a pensar que estava morto. Sem o vilão saber, Apocalypse apercebe-se da ameaça que o jovem Nathan representa para ele e infecta a criança com um vírus Tecnorgânico que ameaça consumir a criança. E nesta altura que surgem os Askani e o levam para o futuro, a fim de encontrar uma cura. È neste futuro que ele se torna no homem conhecido como Cable.

Depois dos eventos de X-Cutioner Song, Sinister liberta, sem querer, o Lagacy Virus. Esta praga concebida por Stryfe para matar mutantes e mais tarde humanos. Sinister rapta a mutante Threnody e usa os seus poderes únicos de detectar vítimas do Lagacy Virus, que poderá estudar e trabalhar para desenvolver uma cura. Moira MacTaggart, a aliada dos X-Men e uma das maiores geneticistas imunológicas do planeta, acaba por desenvolver uma cura para o vírus. A cura é libertada graças ao sacrifício do mutante Colossus. Sinister Oferece-se para o clonar mas os X-Men recusam.

Na saga X-Men: Endangered Species em 2007, Sinister envia os Marauders e os Acolytes para assassinar todos aqueles que têm conhecimento do futuro e adquire os diários de Destiny, que contêm conhecimentos futuros. Sinister possui também um computador Cérebro que lhe permite detectar qualquer mutante. No meio de uma batalha com os X-men, Gambit destrói os Diários de Destiny, o que deixa os planos de Sinister por terra.

Recentemente Sinister teve um papel fulcral na saga Messiah Complex onde ele e os seus Marauders procuraram a primeira criança mutante a nascer depois dos eventos da Decimation. No entanto quando ele revela a Mystique que não pode salvar Rogue. Mystique pressiona a sua face contra a face da inconsciente Rogue.
Esta acção parece ter morto o vilão.

PVC – Abelha Maia...incompleta

A Abelha Maia foi criada por Waldemar Bonsels em 1912 e foi adaptada para animação por uma empresa de animação japonesa, que passou a série no Japão entre 1975 e 1976 consistindo de 55 episódios. Estreou em Portugal em 1978, tendo ficado no coração de todos como um dos mais belos desenhos animados de sempre.
Esta colecção de figura em PVC foi fabricada em 1978 pela Apollo e consistia, se não estou em erro, de uma colecção de 8 personagens.
Estas que apresento aqui foram-me oferecidas pela minha mãe, era eu ainda criança, o que se nota, pelo estado em que estão roídas.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Master of the Universe …Stonedar…

Stonedar, o guerreiro cometa, foi uma personagem que apareceu já muito tarde na colecção de figuras da linha de 1986 de Masters of the Universe. Pertencem a uma raça de povo das rochas e que se caracterizam pelos seus corpos estarem em parte fundidos a rochas e têm o poder de se transformarem em meteoritos, que nesta forma faz com que possam voar e que se tornem praticamente invencíveis. O Povo das Rochas é conhecido como guerreiros cometa. Stonedar é o líder da sua raça, um nobre e sábio guerreiro…

Esta personagem nunca apareceu na série de animação que já tinha sido cancelada anos antes. A sua história aparece apenas no mini-comic que acompanhava a figura e que se intitulava “Rock people to the Rescue” onde Stonedar e o seu jovem companheiro Rokkon chegam a Eternia para ajudar He-Man nas suas batalhas contra Skeletor. Uma espécie de apresentação aparece num episódio de She-ra: Princess of Power, intitulado “The Rock People”, onde Stonedar aparece como membro do povo do planeta Geolon, que estando prestes a explodir procura refugio na galáxia. Mais tarde Stonedar e Granita, outra das personagens que quase teve uma action figure, aparecem em outro episódio de She-ra intitulado “The Light of the Cristal” onde aparece outra personagem feminina do Povo das Rochas chamada Facet.

A figura vem acompanhada de uma arma lazer que poderá ser encaixada no peito da personagem. Uma figura espectacular e de grande inovação para a época em que foi feita. Já não me recordo onde a adquiri, mas foi uma das mais usadas nas mais variadas brincadeiras…



quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

PVC - Marco…

Marco foi uma série de animação que passou na televisão portuguesa nos anos 70/80.
Originalmente intitulado de Haha o Tazunete Sanzenri, este épico foi realizado Isao Tahakata foi baseado na novela italiana intitulada Cuore do Italiano Edmondo De Amicis, a sua versão inglesa teve o título traduzido para 3000 Leagues in search of mother ou From the Apennines to the Andes. Esta série era constituída por 52 episódios e contava a história de um rapazinho chamado Marco e da sua viagem corajosa de Itália para a América Latina, em busca da sua mãe. Foi transmitida pela primeira vez em 1976.

Esta colecção foi feita pela Majora e é constituída por 5 figuras que apareceram no mercado português em 1978. As personagens são: Marco Rossi e Amadeo, Pietro Rossi, Peppino, Emilio e Concetta.
É uma colecção muito importante para mim pois adorava esta série de animação.
Possuo também a banda sonora em vinil que mostrarei neste artigo, assim que for possível.