quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Colecção Mitologia: Deuses e Heróis...

Quando começamos a remexer nas nossas colecções, por vezes encontramos coisas de que já não nos lembrávamos de ter coleccionado e muito menos de as ter arrecadado com tanto carinho.
Como sou particularmente atraído por lendas e mitologias, pedi ao jornaleiro lá da rua para me guardar as figuras com ntenção de comprar apenas os números mais baratinhos.
Claro que o resultado traduziu-se em 40 figuras e um dossier completo sobre mitologia diversa e lendas da antiguidade. Esta colecção intitulada Mitologia: Deuses e Heróis apareceu no mercado português em 2002 pela editora F&G Editores S.A. e é constituída de 40 figuras que representam os Deuses e Heróis mais famosos.Redescobri-la depois de 7 anos foi realmente uma surpresa para mim. Principalmente por causa das memórias associadas a algumas destas estátuas.
As figuras são (por ordem de publicação e imagem neste blogue): Zeus, Anúbis, Vénus, Hercules, Neptuno, Cupido, Atena, Isis, Baco, Atlas, Cibele, Hera, Odin, Osíris, Ptah, Ariadne, Marte, CuChulainn, Diana, Apolo, Amon-Rá, Vesta, Thor, Pandora, Saturno, Horus, Mercúrio, As Valquirias, Vulcano, Demeter, Tristão, Isolda, Plutão, Neith, Jano, Arthur, Hathor, Esculápio, Balder e Romulo e Rémo. Resta-me ainda dizer e podem comprová-lo nas fotos, que todas estas pequenas figuras são representações inspiradas em estátuas reais que povoam a arte nas suas diferentes partes do mundo...

5 comentários:

LOBO disse...

Ui, colecção maravilhosa, não conhecia. Parabens Nuno, mais um post de primeira.

Qual é o tamanho médio dessas estátuas, e o material?

abraço

Nuno Mata disse...

ops!!!

My Bad!

São feitas numa espécie de porcelana e medem cerca de 10 cm de altura.

Abraço

NM

Anónimo disse...

Oi tudo bem? Eu também fiz essa colecção (Mitologia Deuses e Heróis), só que ficou-me a faltar um, que foi o Tristâo, como é que eu poderei completar esta colecção? Obrigado,mail: reipinela@sapo.pt.

Pri_H disse...

Sou do Brasil e encontrei essa coleção (apenas as miniaturas) em um brechó e estava incompleta.
Você poderia me fornecer email, ou site de contato da Editora.
Tenho interesse de adquirir a coleção completa.
Apesar do tempo em que ela foi lançada.
Obrigada!

Unknown disse...

Também fiz essa coleção mas estão faltando cinco livros e estatuetas...Como posso adquirir e completar a coleção? Você pode tirar uma copia dos livros? Sou Marcelo Almeida e moro em Recife...Email: Marceloalmeidapoeta@gmail.com