quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Classic Marvel Figurine Collection...nº 81

Mole Man

Mole Man foi criado por Stan Lee e Jack Kirby e apareceu pela primeira vez na revista Fantastic Four #1 em 1961

Harvey Rupert Elder, era um Engenheiro nuclear Americano e explorador. Elder sempre foi alienado da sociedade devido ao seu aspecto e à sua personalidade cáustica. Para acrescentar a isto, os seus companheiros de explorações sempre o ridicularizaram pelas suas excêntricas teorias sobre a Terra Oca. Em 1956, enquanto seguia um grupo de exploradores que se intitulava como Monster Hunters, ele deu com a Monster Island, que na altura era a base de operações de Deviante Warlord Kro.

Quando Elder caiu numa imensa caverna que tinha ligação a um reino chamado Subterranea, ele apercebeu-se de que as suas teorias tinham fundamento. No entanto acabou por sofrer ferimentos permanentes nos seus olhos quando olhou directamente para um depósito de brilhantes diamantes. Parcialmente cego e aparentemente perdido para o mundo da superfície para sempre, Elder intitulou-se de Mole Man e começou a explorar a sua nova casa. Eventualmente acabou por se tornar o governante de um grupo de subterrâneos conhecidos agora como Moloids, assim como governande de Subterranea e de Monster Island. Usou as criaturas Devinates e a tecnologia que encontrou em Subterranea para atacar o mundo da superfície a fim de humilhar todos aqueles que o tinham rejeitado.
O Mole Man fez vários ataques à superfície até ter sido detido pelos Fantastic Four na sua primeira aventura na mítica Monster Island. Aparentemente Mole Man acabou por destruir a ilha com uma explosão atómica, embora tenha sido avistada em outras ocasiões.O Monstros mutantes, conhecidos como Mole Man Monsters incluíam um monstro de 3 cabeças, um Magataur e uma criatura alada conhecida como Skreeal. Mais tarde Mole Man acabou por achar aliados num grupo de super humanos que se intitulava de Outcasts.

Mais tarde acabou por roubar alguns edifícios de Nova Iorque, mas acabou por ser detido novamente pelos Fantastic Four. Com o Red Ghost, lutou contra os Avengers. Mais tarde foi um dos vilões que se reuniram a Doctor Doom. Seguiu-se uma guerra contra Tyrannus onde usou os X-Men como peões.
Depois da guerra, apaixona-se por Kala, rainha dos Netherworlders. Congeminou a destruição do mundo da sperficie mas foi atraiçoado por Kala e por Tyrannus. Mesmo assim ficaram noivos e Namor acabou por ajudar os Moloids numa ocasião quando estes se viram ameaçados de extinção e escravatura.

Uma amizade com The Thing levou a um plano de erguer um novo continente na Este, fazendo assim desaparecer a California, mas mais uma vez foi impedido pelos Fantastic Four e acabando por ser capturado pelos Lava Men. Foi depois destes eventos que tentou trazer a paz a Subterranea. Soube-se de uma luta com Skrull para a captura de um ovo tecnoide, que não teve sucesso.
Depois disto é forçada a uma aliança com Grotesk e com Tyrannus para lutar contra os Deviantes liderados por Brutus. Nesta altura ajudou o Hulk a fugir dos Deviantes e mais tarde conseguiu triunfar, dando novamente as boas vindas a Kala como sua consorte.
Durante um ataque de um dos seus monstros a Los Angeles, envolveu-se com os West Coast Avengers e os seus Moloids foram apanhados no meio de um acto de vingança dos Skrull contra os Fantastic Four. Nesta altura uma equipa de outros Fantastic Four, constituída por Ghost Rider, Hulk, Spider-Man e Wolverine, foram enganados e levados a combater Mole Man no seu território.

Durante os eventos de Actos de Vingança, combateu os West Coast Avengers com a ajuda dos U-Foes, resultando daí uma dura derrota. Foi nessa altura que perdeu a sua vontade e desejo de conquista e começou a construir um santuário para outros que foram rejeitados pelo mundo da superfície. As suas duas tentativas em fazê-lo levaram à morte de maioria dos visitantes. Tempos depois permite a Adam Warlock e à sua equipa, os Infinity Watch, a utilização de uma fortaleza na Monster Island, que serviu de base de operações, afirmando assim que o grupo protegeria as suas criaturas. O que se provou quando as Nações Unidas invadiram a ilha. Foi então reconhecido que Mole Man seria o governante definitivo de Monster Island.
Depois da dissolução da equipa, Mole Man regressou à sua solitária e vingativa existência. Durante anos esteve contente com o seu reinado do mundo subterrâneo. Houve apenas um incidente onde, para assegurar a sobrevivência dos Moloids, cujo reservatório de água estava poluído, ele teve de causar alguns estragos e roubou também sapatos de crianças. Recentemente apareceu a confrontar os Mighty Avengers, alegando invasão do seu território, onde foi humilhado por Ultron…

2 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente entrei neste mundo das Figurines da MArvel, encomendei o DR.Doom pelas Previews este mÊs.
Está muito boa a figura, não sei se já mostraste aqui.

Nuno Mata disse...

Viva Radjack!

Parabens pela colecção, vale muito a pena.
No que diz respeito às figuras da Marvel de chumbo, e isto serve para todos os meus leitores, todas as figuras desta colecção se encontram no blogue pois vou actualizando os artigos assim que as vou recebendo (se repararem agora aparece o número da figura)
Prometo para breve um artigo onde mostrarei todas as figuras que tenho e onde as tenho expostas.

Um grande abraço e boa colecção!

NM