sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Classic Marvel Figurine Collection…

Mephisto

Mephisto foi criado por Stan Lee e por John Buscema e apareceu pela primeira vez na revista Silver Surfer #3 de Dezembro de 1968.

Entidade de puro mal, Mephisto é muitas vezes confundido com a versão bíblica de Satanás. Ele cultiva esta interpretação a fim de influenciar os humanos que acreditam nos ensinamentos da cristandade. No entanto nunca foi mostrado no universo Marvel se ele seria um diabo ou demónio e se a entidade Satanás existe mesmo no universo Marvel embora um dos rivais de Mephisto seja um dos senhores do inferno chamado Lúcifer. Dada a natureza mentirosa e enganosa do Mephisto dos comics e da versão bíblica de Satanás, não se sabe se poderemos confiar nas afirmações de Mephisto e se ele é ou não realmente Satanás.
Dada a natureza da personagem não podemos saber se a história da sua origem é verdadeira ou não, embora se saiba que todos os demónios do Universo Marvel foram criados por um Ser Supremo, que depois cometeu o suicídio. Outra teoria é que Mephisto e os outros Senhores de Inferno, foram criados pela concentração de uma energia negativa primordial que foi deixada pelos Antigos Deuses, quando estes foram expulsos da Terra pela entidade Atum, há milhares de anos atrás.
Tanto o Silver Surfer como Thor já foram vítimas e inimigos declarados de Mephisto, pelo simples facto de eles serem muito bons exemplos para o que a humanidade um dia poderá ser.
Mephisto causou muitos problemas a outras personagens, incluindo a captura da alma de Cynthia Von Doom, a mãe do Doctor Doom, até que o Dr. Strange e o próprio Doom a libertaram para que ascendesse ao Paraíso.
É também responsável por criar o Ghost Rider, ligando o demónio Zarathos a Johnny Blaze. Como Satanás, Mephisto atormenta Blaze há muitos anos.
Foi também responsável por manipular a feiticeira Master Pandemonium a reunir os pedaços da sua alma. Mais tarde, quando a Sacrlet Witch tenta por meios mágicos ter um filho do andróide Vision, ela invoca dois fragmentos dessa alma de onde nascem duas crianças gémeas. Posteriormente Mephisto reabsorve as crianças e a revelação da origem dos seus filhos leva Wanda à loucura.
Mephisto consegue também capturar Reed Richards dos Fantastic Four e aprisionar a equipa no Inferno, de onde conseguem escapar pelos seus próprios meios.
Manipula e tenta destruir a o Avenger, Hawkeye quando ele vai ao inferno tentar salvar a alma da sua esposa Mockingbird.
Para além das vezes em que atormentou Daredevil, com a ajuda do seu filho Balckheart. Ajudou Hellcat a destruir o demónio Satannish, serviu de conselheiro a Thanos, tentou influenciar Beyonder e etc…
Mephisto tem dois filhos que criou para si mesmo e que chamou de Blackheart e Mephista que mais tarde o traíram.
Mephisto foi visto recentemente a atormentar Peter Parker, onde lhe propõe um pacto para salvar a sua tia moribunda a custo da sua relação com a sua esposa Mary Jane, pacto esse que mudou todo o universo da personagem Spider-Man.
Mephisto tem todos os poderes de um demónio, inclusive a capacidade de absorver enormes quantidades de energia a custo dos pactos que faz com humanos e do próprio mal e angústia humana.


2 comentários:

Freddy disse...

já vai grandinha essa colecção de figurines...qualquer dia tenho que arranjar mais alguns para mim :P

abraço

Nuno Mata disse...

Eu agora consigo arranjar tudo fred...
Quando quizeres é só dizer que eu tento ver o que posso fazer...